facebook

Manual Outdoor

 

Clique para baixar o Manual de Combate Outdoor

 

 

 

Apuração de Pontos

 

Clique para baixar o Manual da Apuração de Pontos FPAF

 

 

Guias de Treinamento

 

Clique para baixar os Guias de Treinamento de Tiro com Arco:

Guia de Referencia para Arqueiros de Arco Recurvo

- Parte I

- Parte II

- Parte III

Modulo Arco Composto - Manual de Treinamento FITA - Nivel 2 Intermediario

- Parte I

- Parte II

 

 

 

Arco e Flecha em São Paulo

Entre em contato com o clube mais próximo e veja como praticar e participar dos nossos eventos e competições!

 

11922872_401677083361782_8793322175197677161_o_1.png

 

 

Imagem1

 

 

Mente Fator de Diferença

menteNo arco e flecha, como no cotidiano de nossas vidas, o estado mental, afeta muito mais que o cansaço físico, técnico ou talento. Diversas variações mentais influem no desempenho da prática diária e no resultado de suas competições. Se o arqueiro fica nervoso durante uma prova a quantidade de flechas perdidas aumenta, e a habilidade de concentração cai vertiginosamente; criando assim um efeito dominó de caráter negativo.

Leia mais:Mente Fator de Diferença

Por que o resultado do primeiro disparo determina o rendimento do atleta

art_porque2

Quando se efetua o primeiro disparo em uma competição muitos fatores estão envolvidos, mas o principal fator que interfere nos demais disparos é a falta de preparo para estas situações. Pode parecer estranho dizer que falta preparo, quando atletas renomados e com anos de experiência em treinamentos e competições também passam por este tipo de situação. Então o que realmente pode ser feito para que o atleta esteja pronto para reagir de maneira positiva a um início que o desaponta? Treinamento e preparo psicológico são fundamentais quando associados aos físicos, técnicos e táticos. 

Leia mais:Por que o resultado do primeiro disparo determina o rendimento do atleta

Ansiedade X Desempenho

art ansiedade2
No Arco e Flecha, como em muitos esportes, uma competição a vista é motivo de ansiedade, independendo da importância da prova este fator pode ser determinante no seu desempenho. O comportamento ansioso é expresso de diferentes formas em cada pessoa, mas no dia anterior à competição e nos momentos que a precedem estes comportamentos podem determinar o bom ou mau desempenho. É fácil notar que algo não está normal, difícil é manter isso sob controle, por exemplo: pensar incessantemente na competição, gerando aquele frio na barriga, ou preocupar-se com adversários e seus desempenhos. O fato é que, embora muitas vezes não pareça, isso traz prejuízos de grande escala para o atleta, seja naquele frio na barriga - uma crise de ordem bio-psíquica, que aumenta os batimentos cardíacos e altera funções básicas do corpo como o suor excessivo e outras coisas mais – ou na ansiedade explícita em tremores nas mãos ou demais reações negativas - que muito podem prejudicar a prática do arco e flecha, tanto pela concentração, como pelos aspectos físicos.

Leia mais:Ansiedade X Desempenho









Boletim FPAF

Federal  Estadual  Municipal  Aeronautica